terça-feira, 16 de julho de 2013

Não pule Etapas!

Uma conclusão a que podemos chegar sobre o por que das pessoas não alcançarem seus objetivos é que elas se frustram antes mesmo de iniciar o caminho. E com esta frustração, sua motivação é jogada lá para baixo e elas desistem antes mesmo de começar, sua derrota já é escrita logo ao início de cada jornada.

Digo isso tudo pois acredito piamente que o Ser Humano Pula Etapas! Que ele possui uma grande dificuldade de organizar as ideias, se planejar e executar tal planejamento.
Podem reparar que as pessoas que mais reclamam da vida, aquelas que julgam o sucesso alheio como "sorte", são as que seguem o seguinte fluxo:

Este fluxo demonstra como determinadas pessoas (a grande maioria) age quando estipulam Metas. No primeiro momento que as recebem, já pensam: "Nossa, mas vai dar errado porque isso vai dar trabalho, porque aquilo vai ser difícil, porque aquele outro vai ser árduo". Este é o exato momento em que estas pessoas assinam com firma reconhecida em cartório a sua derrota, este é o ponto determinante a que elas passam a ser perdedoras e a culpar a "falta de sorte".




O que torna-se primordial é conseguirmos identificar o que é prioridade em nossas vidas e, com isso, focar nossos esforços nesta direção.
Com esta mentalidade enraizada, podemos decidir o que pode ser abandonado e o que deve ser persistido.

Assim que conseguimos definir uma Meta que vale a pena devemos atacá-la com todas as forças, porém de maneira racional e direcional! Dessa maneira o primordial é iniciar nos concentrando no Planejamento de como atingí-la.
Após elaborarmos o Planejamento, partimos para a Execução do mesmo. Neste instante, e somente neste instante, é que aparecerão as dificuldades.

Observem que não fomos da META para o PROBLEMA!!! Nós partimos da META, elaboramos o PLANEJAMENTO e partimos para a EXECUÇÃO. A partir daí que os PROBLEMAS podem vir a aparecer, mas não quer dizer que ocorrerão!

O fluxo das pessoas persistentes, aquelas que são classificadas como "pessoas de sorte" segue o seguinte:

 
Por isso que o melhor é raciocinarmos todo este trajeto antes de passarmos a inserir empecilhos ao longo do caminho. Dificuldades ocorrerão? SIM! Com toda certeza! Porém cabe à nós decidirmos se nos entregaremos à eles ou se os enfrentaremos de frente com espada em punho!



Esta é a minha explicação do por que o brasileiro de uma maneira geral vive na merda na questão de grana! Posso montar um puta planejamento financeiro para o cabra seguir, mas se ele não o tirar do papel e não colocar em prática não adianta nada!

E por quê ele não coloca em prática? PORQUE DÁ TRABALHO!! Por que quando a META "sair do buraco financeiro" se transforma em um PLANEJAMENTO de duração de um ano (onde ele terá de parar de fazer compras online e parar de sair todo fim de semana com os amigos) a EXECUÇÃO se torna árdua e difícil e ele acha melhor "continuar do jeito que está" e fechar o olho para o futuro.

Só lamento!


Money For Investment

2 comentários:

  1. Dizem que o pior cego é o que não quer ver, acho que esse post seu tem tudo a ver com esse ditado, pois, acabamos fechando os olhos e fingindo que não estamos fazendo nada de errado quando "pulamos" essas etapas,fazendo como se elas não existissem. Vou lembrar disso tudo que você disse sempre que eu tiver uma meta.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Rô! Penso que o principal é não nos deixarmos ser vencidos por possíveis adversidades que talvez, quem sabe, "se pá", algum dia alguém achou que quem sabe poderiam nos impedir de alcançar tais metas.

    Há uma frase de mercado que diz que "não há almoço grátis". Isso representa a ideologia que todas as conquistas são suadas, trabalhosas, não adianta tentarmos nos enganar achando que nossas metas serão fáceis.

    ResponderExcluir