quinta-feira, 18 de julho de 2013

Controle Financeiro Pessoal

Até agora tratamos diversos assuntos de maneira isolada. Mas o que aconteceria se unificássemos todos eles? Se extraíssemos o melhor de cada um transformando-os em uma meta? Direcionando-os para que nos auxilie é o que vamos tentar...

Aprendemos O que é um investimento, sabemos que todo investimento possui uma relação de Risco x Retorno, que devemos nos precaver quando o assunto é controle financeiro na questão Emocional x Racional e entendemos conceitos básicos (como Fluxo de Caixa e Ponto de Equilíbrio), além é claro de descobrir que Não devemos Pular Etapas.

Misturando tudo isso, e aplicando-os em nossas vidas, chegamos ao "famigerado e temido" Controle Financeiro Pessoal. "Nossa, que dramático!" podem pensar, mas é a verdade. Quando perguntamos às pessoas se elas controlam suas contas correntes, a maioria diz que não pois seu estado é calamitoso, que sua situação financeira é uma coisa lastimável.

Com isso a maioria  resolve fechar os olhos ao invés de colocar todas as cartas na mesa e encarar o jogo de frente. As poucas que resolvem iniciar algo se deparam com a desmotivação encontrada quando pulamos etapas (vai da meta direto ao problema, sem montar o planejamento e executá-lo).

Pensando em tudo isso, me propus a montar uma planilha, que é basicamente a estrutura do Planejamento, e compartilhá-la com quem quiser me ouvir. Para isso basta a pessoa pegar estes conceitos citados acima e aplicá-los dentro do Planejamento estipulado - com isso, quem se propuser a mudar sua vida positivamente, deverá somente Executar o que foi estipulado.

O primordial é deixarmos nesta planilha lançado tudo que será constante (salário, a parcela da casa ou do carro, parcelamento de compras como roupas e sapatos, celular, faculdade, transporte e cartões diversos). O que não tiver valor fixo, lança uma média do que seria aceitável (ex: lançar um gasto mensal de mais ou menos R$ 100 de celular. Se vier a mais gastei muito, se vier a menos economizei!)

Com esta mentalidade e com o conceito abordado no post sobre Fluxo de Caixa elaboramos uma planilha show! Que poderá nos auxiliar eternamente.A lógica é alimentar o seu mês nela e projetar tudo que terá para frente (para os outros meses), dessa maneira você sabe quanto sobrará ao final do ano (ela vai trazendo o saldo acumulado do mês anterior).

Segue um manualzinho para alimentá-la:

 
 
E logicamente o link para baixá-la: Controle Financeiro Pessoal
 
Boa $orte!
 
 
Money For Investment

Nenhum comentário:

Postar um comentário