quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Tipos de Ativo - CDBs

Certificado de Depósito Bancário é outra maneira que os bancos criaram de captar recursos. Eles emitem títulos que são vendidos aos clientes e, em determinada data eles o "recomprarão de volta" pagando uma parcela de juros em cima do capital aplicado.



As principais modalidades de Certificado de Depósito Bancário são:

CDB - Pré-fixado

Os CDBs pré-fixados são títulos que não têm prazo mínimo, não podendo ter o seu vencimento em sábados, domingos, ou feriados. A rentabilidade destes títulos é determinada na hora da aplicação, e portanto, você saberá previamente o quanto irá receber no vencimento. Nos momentos de crise, com tendência à queda das taxas de juros, os bancos darão preferência à captação de recursos em CDB pré-fixado de prazo longo.

CDB - Pós-fixado

Os CDBs pós-fixados podem ser oferecidos pelos bancos com ou sem liquidez diária, rendem de acordo com o desempenho de indicadores como os Certificados de Depósito Interbancário (CDI) ou a Taxa de Referência (TR). Estes títulos são populares em momentos onde existe perspectiva de aumento dos juros.

CDB - com Swap


Os CDBs com swap são títulos que podem ser negociados com remuneração pré-fixada ou pós-fixada de acordo com o desempenho de indicadores como Taxa Selic, taxa cambial ou CDI. Os montantes mínimos de investimento são superiores às modalidades anteriores, geralmente acima de R$ 100 mil.

Normalmente os CDBs tem valor mínimo inicial, porém ainda contam com o FGC – Fundo Garantidor de Créditos. Detalhe importante: o FGC garante a somatória dos seus investimentos em Poupança e CDB (R$ 250.000 no total e não de cada um -  fonte: http://www.bcb.gov.br/?FAQFGC e http://www.fgc.org.br/?ci_menu=20&conteudo=1).

Dependendo do tipo de CDB poderá ou não haver uma alta liquidez. Há alguns que através de um simples clique no mouse você já tem seu dinheiro disponível na conta corrente, outros porém é necessário pedir uma solicitação junto ao seu gerente e ainda esperar uns 2 dias úteis para ser resgatado. (ou seja, vamos entender certinho o que estamos contratando! Leia as regras do CDB como rentabilidade, aplicação mínima e resgate. Caso você ainda não se sinta confortável, contate o gerente ou abra um chamado junto ao banco).



As aplicações em CDB são consideradas Renda Fixa e por isso incidem cobrança de IR, sendo que quanto mais tempo deixar aplicado o valor menor será a alíquota de imposto. Segue a tabela abaixo:


IR



Fora o IR, você tem o Imposto sobre Operação Financeira (IOF) que é cobrado sobre o rendimento nos resgates ocorridos nos primeiros 29 dias a partir da data da aplicação. Para resgates efetuados após os 29 primeiros dias não há incidência de IOF. As alíquotas seguem a tabela decrescente abaixo:

IOF

***O CDB apresenta ainda taxas de administração da instituição que o oferece VERIFIQUE!!!***

Devido à cobrança de imposto, taxa de administração e uma liquidez menor, faça uma análise se realmente vale a pena investir no CDB ou ficar na Poupança. Às vezes o CDB funciona bem para quem for deixar o dinheiro aplicado por um longo período, caso já saiba da necessidade de retirada próxima, a Poupança pode ser um melhor investimento.

Resumão:

Investimento: CDB – Certificado de Depósito Bancário
Tipo de Aplicação: Renda Fixa
Grau de Liquidez: Alto

Impostos: IR e, para resgate abaixo de 29 dias, IOF


Money For Investment
www.m4i.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário