terça-feira, 13 de agosto de 2013

Tipos de Ativo - Tesouro Direto 3/3 (Como comprar e vender?)

Vamos às compras!!!

Para comprar Títulos Públicos, nós - pessoas físicas - devemos fazê-lo via Tesouro Direto (TD), que nada mais é do que um site destinado à comprar e vender os mesmos.
Nele é possível verificar os títulos disponíveis para se comprar, suas características (como prazos e valores) e entender mais a fundo esta modalidade de investimento.

Você encontrará algo assim:


Onde:

Tipo - é a definição do Título;
Título - é a descrição do Título (Tipo + Data de Vencimento);
Data de Vencimento - até quando o Título estará em vigor;
Indexador - A maneira a qual o Título é remunerado, seja por uma taxa pré-fixada, seja por um índice, seja por ambos;
Taxa de Juros (% ao ano) - a porcentagem que o título receberá de remuneração anual
Preço de 1 Título - o preço de compra de um título (pode-se fracionar a compra em até 0,1)

Ex: Imagine que você tenha R$ 3.000 e quer comprar um título atrelado à variação da Taxa Selic. Você faz a conta (quanto você tem/preço de um título ou 3.000/5.705,78) e vê que consegue comprar 0,5 LFT070317.

Uma observação: neste caso a taxa de juros aparece negativa, isso se deve ao fato do preço que está sendo negociado no mercado naquele momento for maior do que ele vale. Por quê isso? Se você comprar um título e vendê-lo no meio do caminho, poderá perder dinheiro se a negociação não for favorável ao vendedor naquele momento. Por isso que deve-se aplicar em títulos o dinheiro de longo prazo, pois somente carregando-o até o vencimento é que o Tesouro Nacional garantirá o rendimento:

A taxa de compra é garantida se o investidor ficar com o título até sua data de vencimento. Caso opte pela venda antecipada do seu título, o investidor receberá o valor de mercado do mesmo.
(http://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/consulta_titulos_novosite/download/Entenda_tabela.pdf)

Com a Selic e os outros indexadores funciona igual. Se algum deles for caindo ano a ano (como vem acontecendo com a Selic por exemplo), você receberá o rendimento de cada ano (um ano que a Selic estava em 10%, recebe os 10%, no outro ela cai para 9% e você recebe os 9%) até a data do vencimento do título.

Mas se você preferir vender no meio do caminho, a oferta pode ser maior que a demanda e o preço de venda cair, aí você poderá perder dinheiro.

Para comprar tesouro direto, você deve possuir uma conta em um agente de custódia (alguma corretora da bolsa de valores que opere títulos, conforme citado no post anterior).

As compras podem ser feitas a qualquer momento, o título fica disponível no próximo dia útil em sua conta.

Para maiores informações oriento entrar no site do Tesouro Direto:



Os posts do Tesouro Direto são complementares, por isso oriento que sejam lidos os 3 na ordem de postagem:

Tipos de Ativo - Tesouro Direto 1/3 (Regras do Jogo)




Money For Investment
www.m4i.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário