quarta-feira, 2 de novembro de 2016

VOCÊ ESTÁ FELIZ COM SUA ATUAL SITUAÇÃO FINANCEIRA?


   As experiências que adquirimos ao longo da vida são importantes para nosso desenvolvimento em diversas áreas como a pessoal, financeira, educacional, etc. dentre tantas outras que nos torna Seres Humanos.

   Estas vivências nos ajudam a melhorar nosso discernimento na tomada de decisão e de fazer escolhas mais pensadas que se atenham ao foco de nossos objetivos de vida.

   A grande questão é que não aprendemos TUDO de TUDO! Explico...

   Minha área profissional é a financeira. Vivenciei anos dentro de escritórios atendendo solicitações de minhas diretorias para, ora apresentar as perspectivas para o próximo ano, ora elaborar uma planilha demonstrando a receita por cliente dos últimos 2 meses...    

   Passando por poucas e boas desenvolvi uma expertise em analisar números argumentando o por quê deles estarem altos ou baixos e as consequências que eles trariam para o negócio.

   Este sou eu, Alecio.

   Mas se me pedirem para calcular números sobre a carga que uma parede aguenta para sustentar o telhado da casa, com certeza vou torcer para não chover porque ele vai cair. Informações relacionadas com números, mas que nos dão respostas diferentes.

   Eu  não sou louco então de tentar ajudar um engenheiro a calcular a resistência da parede, é aí que eu assumo minha deficiência e busco um especialista neste assunto. Esta é uma análise que faço de mim mesmo sobre os pontos que sou forte e aqueles as quais possuo defasagem. 

   Infelizmente não fui eu quem criou este tipo de análise, já existe uma ferramente que te ajuda a identificar suas forças e fraquezas, as oportunidades e as ameaças. Trata-se da análise SWOT de Michael Porter.



   Michael Porter é um especialista da área de Business Strategy e buscou ao longo de sua vida desenvolver teorias que pudessem ser aplicadas no ambiente corporativo para que o board diretivo pudesse tomar decisões. Ele verificou que uma empresa possui um ambiente externo extremamente competitivo que deve ser monitorado e calibrado a todo momento, e que ela possui um ambiente interno com inúmeros processos, que podem vir a causar atritos entre si, se não organizados de uma maneira lógica e sustentável.

   Com esta ideia de Ambiente Externo x Ambiente Interno, Porter identificou como cada um deles influencia o desenvolvimento da empresa e colocou no papel. Assim nasceu a Análise SWOT:



   Trata-se então de uma figura divida em quadrantes que identificam as Strenghts e as Weaknesses do ambiente interno bem como as Opportunities e as Threats do ambiente externo.

   A ideia é então identificar (e relacionar) em cada um destes quadrantes aquilo que te coloca para cima e aquilo que te puxa para baixo. O resultado final é possuirmos uma ferramenta que nos auxilia na tomada de decisões com o intuito de alcançarmos nossos objetivos.

   Para ajudar a elaborar estes quadrantes podemos simplesmente responder às seguintes perguntas:
   


   A análise SWOT é interessante, pois pode ser aplicada em uma multinacional com dezenas de milhares de funcionários assim como pode ser aplicada na vida de somente um indivíduo, ou seja, nós.


   Imagina só se quando saíssemos do colegial soubéssemos exatamente quais as forças e fraquezas que possuímos? E imagina só se também conseguíssemos enxergar quais oportunidades e ameaças teríamos à frente em relação à estas forças e fraquezas? Com certeza nossa vida seria mais fácil, já que teríamos maiores certezas em nossas escolhas.

   Quer ver como ela funciona? Olha a Análise SWOT do Superman:



   E por que raios eu estou dizendo tudo isso? Porque eu acho que boa parte da nossa situação financeira pode ser atribuída à forma como lidamos (ou deixamos de lidar) com estas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças que tivemos ao longo dos anos.

   Pense bem: quais as forças que te fizeram crescer profissionalmente? E quais fraquezas que te impediram de ir além? Quais oportunidades apareceram no meio do caminho e você aproveitou? E quais ameaças te fizeram perder a linha e ter de retomar algo de onde havia parado?

   A inteligência de nossa vida é saber aplicar nossas ações nos rumos que poderão nos ajudar a alcançar nossos objetivos (você tem objetivos? Esta é a primeira pergunta a ser respondida).

   Por isso, todo mundo tratando de riscar um quadrado aí no papel para que possamos analisar nossa vida e enxergar se estamos rumando para o caminho correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário