Hoje em dia a internet proporciona uma velocidade na comunicação nunca antes observada e/ou sentida pelo mundo. Uma guerra entre países que teoricamente não possuem influência alguma para o Brasil vira algo gigantesco, pois conseguimos enxergar a quantidade de mortos, a destruição ocasionada, especialistas comentam sobre os motivos e aonde querem chegar com este impasse. (alguém até imaginou como seria a II Guerra Mundial no Facebook).
E com a eleição do Trump nos U.S. não foi diferente. Ele ainda nem assumiu o posto de liderança mais influente do mundo e as especulações são feitas a todo o momento. Inúmeras informações e teorias são jogadas na internet tentando prever as consequências e impactos das possíveis medidas que ele tomará durante seu governo. Uma destas previsões se dá em relação às taxas das mortgages (financiamentos de imóveis) aqui na Austrália.
Trump falou muito e ainda defende a ideia de construir um muro entre E.U.A. e México que possui um orçamento previsto de U$ 16 trilhões até 2026. Ou seja, ele vai precisar captar este dinheiro todo para as "obras de infra-estrutura" de seu pacote de estruturação do país.
A especulação se dá em função de especialistas financeiros sinalizarem que os bonds americanos passarão a pagar maiores juros, já que eles precisarão de mais recursos para financiar este plano do Trump. Veja o fluxo do dinheiro:
Os bonds pagando juros maiores atrairão a atenção de investidores que poderão obter maiores retornos em um produto financeiro considerado seguro. Com isso eles passam a resgatar dinheiro de outras aplicações direcionando-os aos títulos americanos.
E o que a Austrália tem a ver com isso?
Muitos investidores aplicam nos bancos daqui para conseguir um rendimento um pouco melhor correndo um pequeno risco a mais. Porém com o aumento dos juros em um local teoricamente mais seguro do que a Austrália fica mais interessante redirecionar o investimento.
Então temos uma economia passando por um momento difícil aqui em WA onde há uma possibilidade de comprar casas mais baratas, mas em contrapartida temos um risco de aumento das hipotecas tornando os preços mais caros.
O mais interessante disso tudo é que alguns bancos já estão tomando medidas de aumento das taxas, mas o Trump nem tomou posse ainda. A "ideia do muro" está só na conversa por enquanto e não enxergamos nada "concreto" ainda, mas em função de toda a velocidade da informação o alarde sobre possíveis previsões é ventilado aos quatro webcantos desta internet véia sem portêra.




Nenhum comentário:
Postar um comentário