quinta-feira, 27 de outubro de 2016
PREVISÕES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO EM 2017
O "REA Group Property Demand Index", um importante indexador de avaliação imobiliária, registrou que a demanda de imóveis aqui na Austrália teve um crescimento de 17% nos últimos doze meses desde Setembro.
O Índice foi puxado para cima por Tasmania com 39.3% e ACT com 32.2%. Na outra ponta vemos WA com o menor crescimento em demanda por imóveis com apenas 5.4%. Verifiquemos a tabela:
Ok, entendi que a demanda por imóveis aumentou, mesmo em WA, mas e quanto aos preços? Uma pesquisa rápida me levou à uma reportagem relativamente recente (Julho/2016) onde verifica-se que os preços dos imóveis em Sidney e Melbourne cresceram, enquanto os preços em Perth caíram. A reportagem (Perth house price fall 7.4 pc in 18 months) nos demonstra estes dados onde Sidney teve um aumento de 11.3% e Melbourne de 11.5%, enquanto Perth teve uma queda de 7.4% nos preços de imóveis, como citado no título da reportagem.
Relembremos as aulas de economia: DEMANDA é a quantidade de produtos/ serviços que os consumidores desejam comprar. Quanto maior o preço, menor o consumo e vice-versa, vejamos um gráfico de demanda:
O mercado imobiliário de Perth se comportou de acordo com esta relação, pois os preços caíram e a demanda aumentou.
Em contrapartida nas cidades de Sidney e Melbourne temos um aumento de preços e um aumento na demanda, a curva não se comportou igual.
Vejamos o deslocamento da curva da demanda nestes casos. Começando por Perth onde verificamos que a demanda aumentou 5.4% enquanto o preço caiu 7.4%:
Em Melbourne a situação se inverte. A demanda aumenta 22.3% e o preço aumenta 11.5%:
Em Sidney verificamos a mesma similaridade com Melbourne, já que a demanda aumentou 23.7% e os preços aumentaram 11.3%:
A explicação desta diferença é simples: A oferta de imóveis em Sidney e Melbourne não acompanharam o aumento da demanda e por isso os preços não se ajustaram, ao contrário, eles só cresceram. Dentro da reportagem há uma explicação que nos diz que os moradores destas regiões não buscam um upgrade em seus imóveis e por isso não os vendem.
Em Perth a história é diferente. Há uma oferta grande que supre este aumento de demanda, que é ridículo se comparado com o resto da Austrália. Aí nos cabe uma análise macro-econômica do cenário, pois como o principal motor da economia de Perth trata-se de mining e a China está de portas fechadas por hora para novas importações monstruosas, o mercado aqui desacelera, as pessoas perdem emprego, os salários diminuem, o consumo diminui e o interesse em comprar (adquirir imóvel) perde força.
PREVISÕES PARA 2017 e além...
O que podemos esperar para os próximos anos? Sidney e Melbourne são cidades grandes, saturadas de gente e com economias fortes girando nos mais diversos setores. A demanda por imóveis nestas regiões tende a aumentar e elas já não oferecem tanto espaço para novos empreendimentos, ou seja a oferta tende a não acompanhar esta sede do consumidor. Penso que nestas regiões a tendência dos imóveis é só de ver seus preços aumentarem. Eles podem até dar uma desacelerada, mas não acredito em uma retração que abra margem para realização de bons negócios.
WA e mais especificamente Perth andam na contramão desta corrente. É uma região que tem muito a crescer e desenvolver ainda e que por isso ainda atrai muita gente que visa um futuro promissor. As ofertas imobiliárias ainda são maioria quando comparadas com a demanda do consumidor e por isso os preços tendem a não disparar tanto quanto em Sidney e Melbourne. Outro fator interessante é o crescente foco na educação que faz com que haja uma nova vertente a ser explorada na economia que gira em Perth. Com a crise de mining, a venda de cursos universitários, pós, mestrados e doutorados têm atraído muitos estudantes internacionais que movimentam o mercado interno e proporcionam alta lucratividade para este ramo de atividade.
Me despeço por aqui. Lembrando que estas são opiniões pessoais sobre o mercado e que estão expostas à diversos fatores externos. Estas não são dicas de compras ou vendas, são somente ideias compartilhadas sobre a minha visão do mercado de imóveis da Austrália.
Um abraço!
Assinar:
Postar comentários (Atom)






Nenhum comentário:
Postar um comentário