segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

QUAL O FUTURO DA ECONOMIA EM NOSSO PLANETA??



   Um dos pontos mais desafiadores no mundo atual é conseguir entender o caminho que estamos percorrendo com esta economia globalizada e qual os próximos passos que poderemos vir a ter de enfrentar.

   Penso que não haja uma orientação de para onde a nossa sociedade se encaminha. 

   Podem reparar que não conseguimos afirmar as consequências para cada ação que ocorre em nossas sociedades com extrema precisão. Se o crescimento do país diminui, dizemos que a inflação irá subir e, por consequência, a taxa de juros vai subir para fazer com que as famílias se endividem menos. Dessa maneira a inflação passa a ser contida.

   Tá, mas e aí? Qual a probabilidade da porcentagem de subida de juros caso a inflação atinja um valor determinado? 

   Por exemplo: se o país sofrer uma recessão de 5%, posso afirmar que os juros vão chegar nos 10%? E que esta subida de juros impactará as compras da população em 15%? E que tudo isso causa uma estagnação de 2 anos na economia e no crescimento do país? E que esta estagnação vai impactar a política e as tomadas de decisões da população?

   Eu quero um algo a mais. Quero saber os rumos que nossa sociedade (São Paulo-Perth / Brasil-Austrália / América do Sul-Oceania / Planeta Terra) está tomando. Quero entender o futuro que nos espera para que possamos nos planejar, nos precaver.



   
   E infelizmente não encontro respostas, muito pelo contrário; para cada vasculhada, a sensação é de que estou chegando à lugar nenhum, que estou perdido. Mais perguntas rondam minha mente e me levam ao distanciamento do entendimento.

   Não consigo enxergar que a economia seja sustentável. Ela não me passa a segurança de que há uma cadência nos acontecimentos e que a cada período ela evolui para algo maior. Ela não me passa a convicção de que estamos em um caminho confortável e que os percalços que encontramos até o momento são passageiros.
  
   A sensação que tenho é que os percalços são focos de incêndio que por enquanto temos conseguido estancar. Mas ainda acredito que haverá uma grande explosão que não terá como parar.



   Tivemos um aperitivo no ano de 2008. "Nunca antes na história de nenhum país" houve uma quebradeira tão louca como aquela! Empresas de hipotecas, seguradoras, financeiras e por fim o Bear Stearns. Grande banco, forte, impactante na economia americana. Tudo virou pó!

   Hoje 2017 temos a crise Chinesa e o Trump assumindo o poder no EUA. Brasil uma zona política com inúmeras teorias da conspiração. Austrália andando em marcha lenta esperando algo no mundo se modificar.



   Será que corremos novos riscos? Ou estas recessões/ depressões são partes do caminho glorioso que nos espera no futuro? Só o tempo poderá nos dizer. Enquanto esperamos, este que vos tecla continuará dando seus pitacos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário