quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Bolsa de Valores - Opções – Tipos de Opção e Exercício

Aprenda uma coisa: sempre que o mercado puder desenvolver mais operações complicadas, ele o fará! Fora existir a possibilidade de dois mercados (à Vista e Opções), temos ainda dois tipos de opções bem como duas maneiras de vendê-las/ comprá-las:

Call x Put

Toda a descrição feita até o momento quanto às opções, diz respeito às “Call” (ou opção de compra) onde vendemos a opção de comprarem nosso ativo a um preço determinado durante um período estipulado. Esta é a opção mais negociada no mercado brasileiro e por isso é a mais importante de se aprender.
Fora a Call, temos a Put (ou opção de venda) que consiste no inverso: vendemos a opção de nos venderem o ativo a um preço determinado durante um período estipulado. Como eu disse, gostam de complicar....
Pensem no inverso do exemplo da Call:
           
Exemplo: Eu não tenho ativo algum na carteira e resolvo vender a Put PETRT26. Estou dando o direito de alguém me vender PETR4 ao preço de R$ 26 até a Terceira 2ªfeira de Agosto.
Vou parar por aqui, muito complicado e no momento não há mercado para ela no Brasil.


Só para conhecimento, ela segue uma tabelinha parecida com a da Call:


Opção Americana x Européia

Mais uma maneira de complicarem nossas vidas... Existem dois tipos de exercício nas opções:
1ª Opção Americana: Você pode exercer seu direito desde o momento que comprou a opção até a data do vencimento;
2ª Opção Européia: Você só pode exercer seu direito da opção que possui na data do vencimento.
A mais negociada no Brasil é a Americana, nem precisa esquentar a cabeça com a Européia.

Para exemplificar, segue um quadrinho:


Exercício de Opções

Exercício é a data limite para determinada série que está sendo negociada (em Agosto temos a série H das Call e a série T das Put). É o dia que realmente importa se o ativo está acima ou abaixo do Strike da opção lançada/ comprada e se será exercido ou não.

No exercício da opção você terá o custo da operação, é como se fosse uma corretagem específica para este tipo (e normalmente é mais caro). Já o vendedor que é exercido, gasta uma corretagem de venda normal (é como se ele estivesse vendendo seu ativo).

No dia do exercício há os horários possíveis e determinados que são informados pela própria BM&FBovespa, fiquem atentos aos comunicados dela. Passado estes horários, a série pára de ser negociada e o mercado continua normalmente como se nada tivesse acontecido.

Estão vendo como o negócio é complicado? Volto a dizer: Não se aventure neste mercado se já não tiver uma bagagem legal de bolsa. Perder dinheiro aqui é a coisa mais fácil do mundo!! Pensem em seu patrimônio e em todo seu esforço para juntar dinheiro, não o desperdice pelo ralo assim do nada...

Money For Investment
www.m4i.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário