terça-feira, 21 de novembro de 2017

10% MAIS FELIZ!


Dan Harris é o autor do livro 10% mais feliz, além de ser âncora de dois jornais nos EUA. Ele conta sua trajetória na TV como repórter e abre seu coração expondo como ele era um workaholic crápula que pisava nas pessoas para conseguir as melhores matérias. Quando estourava um conflito em algum lugar problemático do mundo sua mente pensava "tenho que conseguir esta matéria" e nem passava pela sua cabeça pensar na situação das pessoas que estavam naquela situação sofrendo.
Ele então descreve com grande perspicácia e de maneira envolvente como a meditação começou a entrar em sua vida e a tomar espaço na rotina diária e como ela a ajudou a melhorar sua postura como Ser Humano. Mas o grande fator benéfico foi como ela passou a melhorar sua perspectiva de vida sem se estressar com os fatores que não aconteceram ainda e que você não possui controle sobre eles.
Exemplo: Enfim após longos 12 meses de trabalho suas férias enfim chegaram e você está no táxi a caminho do aeroporto para pegar o avião. Faltam 4 horas para seu vôo e o trânsito está acima do normal, neste momento você deveria estar pelo menos na metade do caminho, mas ainda não chegou em 30% do trajeto. A imaginação começa a voar solta e você começa a ouvir a vozinha em sua cabeça "não vai dar tempo e você vai perder o avião", "vai custar caro para transferir a passagem para o próximo vôo", "não haverá lugar no próximo vôo e você terá de arrumar um lugar para dormir", "sua família vai ficar estressada e vão te encher o saco", "você vai perder uma diária no hotel que você reservou", "vai gastar dinheiro com hotel aqui e com comida".
O mais impressionante é que nada disso aconteceu e nem é certeza de que irá acontecer! Se o trânsito passar e você chegar no horário não vai mudar nada na sua vida. Se você perder o vôo, mas conseguir entrar no próximo sem custo o impacto na sua viagem será pequeno. Se você conseguir somente no dia seguinte, mas a companhia aérea te enviar para um hotel porque foi um evento atípico na cidade este trânsito, suas férias começarão mais cedo aqui mesmo.
São inúmeros SEs que podem ou não acontecer e que podem ou não influenciar este determinado momento de sua vida. E você se contorcendo no táxi sofrendo e pensando no pior cenário que possa ocorrer.
A meditação é justamente treinar a sua vida para para se concentrar no presente, não se arrependendo das escolhas do passado e não se preocupando sobre as possibilidades do futuro. É o "estar desperto" e "estar consciente".
No livro o autor relata como sua produtividade e sua capacidade de foco aumentaram consideravelmente após um período de prática rotineira. E isso fez com que ele conseguisse expandir a sua consciência para tomar decisões de uma maneira mais inteligente e prática.

Faço meditação desde o começo de 2016 e, compartilhando minha experiência, afirmo que ela me ajudou a relaxar mais com relação às situações que não estão sob meu controle e a acalmar minhas angústias. Aprendi a não pensar muito nas consequências e a focar mais no planejamento e no caminho. Os resultados virão (ou não) e quando você os tiver nas mãos você poderá tomar novos rumos e reagir à eles.
A estratégia que eu uso é elaborar pelo menos 2 planos de acordo com o resultado que virá e relaxar até os mesmos acontecerem.
Exemplo Pessoal: Uma matéria que eu tenho de tirar uma nota alta no exame final me faz ficar estressado. Eu organizo um planejamento de estudo onde conseguirei dedicar mais tempo estudando ela até o dia da prova e no dia a dia coloco este planejamento em prática. Se algo sai errado durante os dias que seguem eu tento me acalmar, pois sei que ainda assim terei mais tempo para estudá-la. Quando eu termino a prova, tenho de aguardar 30 dias os resultados e durante este período eu vou à praia e curto a família. Meu esforço já foi feito, agora é só aguardar, não há mais nada que dependa de mim. Eu elaboro meus planos:
1 - Se eu passar ficarei muito feliz e vou para o próximo semestre;
2 - Se eu reprovar vou pedir revisão da prova, conversarei com o coordenador do curso e, se precisar, com o coordenador da faculdade de business.
Vejam que se eu reprovar terei de me matricular novamente na matéria, cursá-la em outro semestre e pagá-la novamente. Além de tudo isso, meu visto será impactado e eu ter de correr atrás gastando tempo e dinheiro para consertar tudo. Mas este é um cenário extremo e só ocorrerá SE todos os outros esforços derem errado. Então.... RELAXA. Não há nada mais que eu poderia fazer.
PS: passei por algumas situações semelhantes em meu Master of Accounting que eu conclui neste semestre. Nenhum dos SEs ocorreram e "SE" eu tivesse me estressado, teria sido a toa.
Leve uma vida mais leve. Traga a leveza para todos os pontos de sua vida! Seja 10% mais feliz!
Font: http://www.words-chinese.com/symbols/_consciousness.htm

Um comentário: