terça-feira, 13 de dezembro de 2016

MAS AFINAL O TRANSFERWISE RESPEITA A LEI?



   Comecei a ouvir sobre o TransferWise através de desconhecidos que postavam no facebook falando sobre sua ótima experiência ao ter enviado dinheiro de um país ao outro (mais especificamente do Brasil para a Austrália). Sempre fui muito cético com relação à fórmulas mágicas que proporcionavam a resposta para todos nossos problemas (apesar do meu post da Fórmula da Riqueza) e por isso resolvi pesquisar a fundo sobre a empresa, o conceito e os requisitos legais que se aplicam à ela.

   Ao longo da minha carreira financeira ouvi diversas vezes sobre um "investimento garantido com retorno ótimo". Nas corretoras de valores as quais atuei ouvi muito trader indicando ações X, Y e Z. Amigos meus da época de faculdade tentaram me arrebanhar em uma "oportunidade de empreendimento única", mais conhecida como "marketing multinível".

   Os investimentos garantidos possuíam um enorme risco mascarado ao qual as pessoas não se atentavam. As dicas de ações da Bovespa eram de empresas que estavam mal das pernas tentando se reestruturar. Este negócio de marketing multinível é pirâmide, não adiantam tentar me convencer do contrário!

   Por causa de todos estes episódios eu busquei o máximo de informações possíveis sobre este tal de TransferWise para saber qual era a brecha de risco que poderia fazer eu perder dinheiro. E tenho a satisfação de dizer que até hoje não encontrei!

   Vamos por partes...

   A história da empresa começa com uma necessidade que muitos de nós brasileiros nos deparamos: transferir dinheiro entre países para pagar custos. Taavet e Kristo (fundadores da companhia) tinham necessidade de transferir dinheiro da Estônia para Londres e vice-versa. Taavet recebia seu salário em euros na Estônia (mas vivia em Londres) e Kristo morava em Londres, mas tinha uma hipoteca em euros na Estônia. Todo mês os amigos verificavam o câmbio médio e transferiam entre si.

   Este foi o primeiro ponto que me pegou. Como eles fazem isso? Até onde sei isso é mercado negro, você está trocando câmbio sem um recibo de transferência. Mas chegaremos lá...

  Bom, o conceito dava certo e ambos ficavam felizes. Eles então pensaram que deveria haver inúmeras pessoas nesta situação e nasceu o TransferWise.

   O conceito todo da coisa é simples então. Você transfere o R$ para uma conta deles no Brasil e eles transferem o AUD para sua conta na Austrália.

   Passo a passo:

   Entre no site www.transferwise.com e clique lá no canto superior direito em "Sign Up" (se quiser dá para mudar a linguagem do site para português na primeira opção do menu superior da esquerda para direita):




   Ele já te dá a opção de inserir o valor que você quer transferir DE qual país PARA qual país. Aí é só clicar no "Get started" and get started.

   O site entra em uma tela daquelas de preenchimento de dados estilo e-commerce (tipo Americanas.com, Submarino, Saraiva, etc...) e você só vai seguindo o passo a passo. Bem tranquilo.   


   O primeiro ponto que me deixou seguro foi a questão do valor possível de transferir. Reparem que ele não aceita uma quantia superior a R$ 9.999,99. Este não é o número da sorte que o dono do site resolveu colocar como limite, este é o valor máximo possível de ser transferido em espécie dentro da legislação brasileira para combate à lavagem e ocultação de dinheiro. Valores iguais ou superiores a 10 mil reais em espécie são automaticamente enviados ao COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) que monitora toda a movimentação financeira cruzando dados por CPF, nomes e relação entre pessoas.

   Ponto positivo para o TW! Eles se adequaram à legislação local respeitando os parâmetros e limites. Outro ponto super importante é que todo o cadastro do cliente respeita as boas práticas de mercado e o Programa de Qualificação Operacional da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) sobre o "Conheça o seu cliente" (ou Know Your Client - KYC).

   Em determinado momento do seu cadastro você deve enviar um documento seu digitalizado para que eles façam um reconhecimento de você. Provavelmente eles estão pesquisando seu nome em órgãos de restrição de crédito, ações criminais, lista de procurados ou de envolvimento com escândalos financeiros ou relacionamento com pessoas que vieram a participar de tais escândalos.


   No final de tudo preenchido e certificado, a tela com as informações sobre o envio aparece para você confirmar. Após a "confirmação do pedido" eles geram um boleto para ser pago e é aí que vem o "jump of the cat" porque o boleto está em nome de um banco de câmbio:




   Ou seja, a transferência de um país para o outro não é considerada um mercado negro porque eles passam o dinheiro dentro de uma instituição financeira autorizada a operar este tipo de processo. O que me vêm à cabeça é que eles devem ter conseguido boas parcerias jogando a taxa de câmbio lá embaixo para poder ganhar dinheiro no volume de transferências.

   Minha impressão então é a seguinte:


  • Respeitam a legislação vigente do país;
  • Possuem um processo de Know Your Client requisitado por órgãos nacionais e internacionais;
  • Passam o dinheiro por instituições aprovadas para executarem tais processos.
   Sim, me convenci! O TransferWise realmente funciona, respeita as normas legais e é muito menos burocrático. Já efetuei três transferências Brasil-Austrália onde recebi o dinheiro dentro do prazo e dos parâmetros contratados.

   Um PLUS no post:

   No momento de cada uma das transferências consultei meu banco, uma casa de câmbio e um agente de câmbio e tenho a enorme felicidade de dizer que o TransferWise bateu todos eles em valores tanto de câmbio quanto de comissão. Ou seja, recebi mais dinheiro aqui do que se tivesse transferido por outro meio.

   Último ponto.

   O TW possui uma recompensa onde a pessoa ganha um valor de desconto se informar que foi indicação de alguém e o indicado também ganha um valor para ser abatido na próxima transferência.

   Se você decidir efetuar a transferência pela TW e quiser ajudar o pobre autor deste post, use o meu link de desconto: https://transferwise.com/u/aleciod

   Você ganha! Eu ganho! Todo mundo ganha! :-D

   Um abraço e boas Transferências!

Nenhum comentário:

Postar um comentário