PLANEJAMENTO! Esta é palavra que mais combina com a área financeira e que mais a torna saudável. E é com base nesta ideia que iniciamos as preparações para o ano fiscal que se encerra em Junho de 2017.
Mas calma lá, não estou dizendo que é para já deixar tudo preparado, além do que não possuímos informações suficientes já que não sabemos quanto receberemos ao longo deste próximo ano fiscal e nem o que gastaremos. Ademais, haverá ainda os possíveis rebates que poderemos pedir para reaver o máximo possível de imposto retido.
Para começo de conversa o Tax Return para quem não sabe é similar ao Imposto de Renda que temos no Brasil. Ao final do ano fiscal (que aqui na Austrália se encerra em 30 de Junho de todo ano) deve-se declarar o total de rendimentos recebidos e o total de imposto retido. É neste momento que você informa ao Australian Taxation Office (ATO) o que gastou com educação, saúde e trabalho e o número de dependentes que possui.
Mas ao invés de esperar chegar a época de fazer o imposto (Lodging your Tax Return) para achar os comprovantes, juntar tudo na ordem e aí preparar a declaração - ou então jogar tudo na mão de algum profissional e pagar pelo serviço - que tal começar desde já?
O primeiro passo é baixar o aplicativo ATO em qualquer uma das lojas de celular, pois ele será o responsável por deixar nossa vida mais organizada para a declaração de 2017. Ele é o app oficial do Australian Taxation Office.
Após instalado, basta cadastrar suas informações (as mesmas que estão cadastradas no ATO) e então você pode começar a usá-lo. Dentre todas as possibilidades dentro dele, há uma que eu quero chamar a atenção que é o "myDeductions", onde ao longo do ano você vai inserindo o tipo de despesa paga que poderá ser abatido na declaração. Você pode até tirar uma foto do recibo e deixar anexado no lançamento que você fizer!
Para quem viaja muito a trabalho é uma boa opção, pois você pode ir cadastrando cada viagem nele definindo a quilometragem gasta, além do veículo que possui. (o tipo de veículo e o ano de fabricação influenciam na forma como será rebatido o imposto)
Quando chegar o período da declaração você só sincroniza todas as informações armazenadas no app com o sistema do ATO (myGov) e pronto. Boa parte do seu imposto de renda estará pronto, faltando apenas informações básicas para inserir, como total de rendimentos e imposto retido.
Em um outro post abordarei um pouco mais sobre o myGov e como ele funciona.
Dúvidas sobre como mexer no aplicativo podem ser tiradas diretamente no site do ATO:
https://www.ato.gov.au/General/Online-services/In-detail/myDeductions/myDeductions/
Gostou do post? Compartilhe!
Não gostou ou possuí dúvidas? Deixe um comentário e vamos conversar.
Até a próxima.
Alecio Miari
www.facebook.com/m4iconsulting



Nenhum comentário:
Postar um comentário