terça-feira, 19 de julho de 2016

QUANDO O COMODISMO NOS TORNA VAGABUNDOS



   A vida fica muito mais simples e descomplicada quando alguns pontos específicos são satisfeitos nos proporcionando maior tranquilidade e segurança. São eles:

   1. Economia Estável: quando a economia do local onde vivemos é estável não precisamos nos preocupar que haverá um aumento absurdo nos preços de coisas básicas como alimentos e vestimentas. Ficamos mais tranquilos em saber que o preço destes produtos será o mesmo no começo ou no final do mês, e muito provavelmente será o mesmo no final do ano. Não precisamos então sair correndo para estocar produtos assim que recebemos o salário.

   2. Apoio do Governo: Contribuímos com altas taxas de juros que deveriam ser revertidas em benefícios para a população, afinal Brasileiro não se importa em pagar impostos. O salário que recebemos serve para comprar as coisas básicas que necessitamos para viver mais os luxos que nos damos de presente para passar este pouco tempo que nos é destinado neste planeta. Quando o governo nos dá o respaldo de proporcionar bom transporte público, saúde, educação, segurança, etc. temos a sensação de termos um back up caso as coisas deem errado.

   3. Menor Desigualdade Social: Quando o valor da hora trabalhada não diferencia tanto entre as diversas profissões isso ajuda as pessoas a não possuírem absurdas diferenças nas classes sociais. Um atendente de um café vai ganhar algo próximo a um cara de escritório desenvolvendo atividades administrativas.



   Isso tudo é muito bom e um grande sonho de consumo para todos que buscam uma maior qualidade de vida. Governo ajudando, pessoas ganhando salários semelhantes e não termos surpresa na economia do local. Infelizmente nada é um mar de rosas e parece que a vida sempre arruma um jeito equilibrar as coisas (não existe sociedade utópica nem distópica, é sempre um meio termo).

   Todos estes benefícios sendo colocados à disposição da população sem exigir praticamente nada de retorno começa a trazer consequências estranhas e irregulares. As pessoas acabam então abandonando os estudos precocemente porque tanto faz se elas trabalharem servindo mesa (que não precisa pensar nada) ou desenvolvendo um planejamento financeiro para os próximos três anos (que requer anos de estudo e experiência, além de acompanhar diariamente o andamento do mercado).

   Como o governo proporciona um monte de facilidades como por exemplo pagar indefinidamente um tipo de seguro-desemprego e pagar para você fazer faculdade (você pode simplesmente abandonar o trabalho e parar de contribuir para a economia e simplesmente ficar recebendo para se manter, mesmo que seja mais do que o suficiente e que você ainda tenha muito tempo livre), você começa a não se preocupar nem um pouco com o futuro.

   A desigualdade social é mínima e por isso as pessoas acabam frequentando os mesmos locais e adquirindo bens similares. Um estudante que está sendo "bancado pelo governo" pode comprar o celular que acabou de ser lançado mesmo sem trabalhar, da mesma maneira que um cara que bate ponto de 2ª a 6ª fazendo oito horas diárias.

   Aparentemente começam a surgir outro tipo de injustiças. Das pessoas que trabalham, estudam e se esforçam estarem bancando a boa vida dos que querem só sombra e água fresca.



  Mas e a saída disso tudo?

  Bem, o governo pode cortar certos privilégios que são absurdos e colocar este povo todo para trabalhar, gerando renda e riqueza para a economia e benefícios para a comunidade local. Isso sim se torna um país sustentável onde todos se ajudam e trabalham para um bem maior e comum.

  Já diz a frase de mercado financeiro: "Não existe almoço grátis" então batalhe, se esforce e corra atrás que as sementes jogadas e cuidadas hoje renderão boas árvores com suculentos frutos no futuro. E se para isso acontecer elas precisam de anos de dedicação e cuidado, por que com você será diferente? Serão preciso anos de trabalho, foco, planejamento e execução para chegar à realidade tão sonhada neste país de oportunidades.

   Este post tem o intuito de trazer à tona a outra face do post da semana passada PORQUE A AUSTRÁLIA TEM UMA ECONOMIA MAIS SAUDÁVEL.

Gostou do texto? Compartilhe.
Não gostou ou possui dúvidas? Deixe um comentário com suas ideias, vamos conversar.

Até a próxima!

Alecio Miari

Nenhum comentário:

Postar um comentário