segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Estratégias


Bom, até este post vimos toda a parte conceitual, tudo que demonstra o mecanismo dos mercados de investimento. Suas características com seus custos e o que cada um apresenta de Risco x Retorno.

Toda a parte técnica está ai, mas para que ela funcione deve haver uma estratégia montada e a mesma deve ser seguida à risca. Uma estratégia deve ser feita da seguinte forma:




A análise das suas possibilidades consiste em conseguir se situar no meio que você se encontra. Perguntas que podemos fazer à nós mesmos são coisas do tipo: “Quanto posso investir? Com que período? Em que? Quero correr maiores riscos?”

Simultaneamente pode definir os mercados que você irá atuar, aportes de dinheiro que fará (quanto e quando), riscos que topa correr, definir seus objetivos (e para este ponto são feitas perguntas como: “O que te levou a entrar neste investimento? Qual a finalidade dele? Aumento de patrimônio, ficar rico ou aposentadoria? Até onde você quer chegar?)

Com as respostas a estas perguntas, podemos traçar nossa estratégia e o mais importante é que ela terá de ser sempre seguida à risca!!! A estratégia DEVE SER SEMPRE RACIONAL E NUNCA EMOCIONAL!!! O emocional é quem te tira do caminho.

 
Devemos ter duas pessoas dentro de nós: o estrategista e o operador. O estrategista irá analisar a situação que se encontra e definir seus objetivos (ele é o cara das perguntas). O operador irá cumprir o que o estrategista definiu, ele não tem poder de mudar nenhuma decisão feita pelo estrategista, ele só irá apertar o botão de compra/ vende qualquer coisa que seja.
 
Montando tudo isso, você aumenta sensivelmente a probabilidade de sucesso e, por consequência, a diminuição de riscos (que é tudo o que buscamos, ou seja, aumentar o retorno tentando diminuir o risco).

Alecio Miari
M4i - Money Consulting

Nenhum comentário:

Postar um comentário