Quero antes de mais nada, montar a definição de quanto de capital será destinado à renda variável e quanto à renda fixa. Isso não tem nada a ver com uma estratégia específica, na minha opinião a primeira coisa que temos de saber é até onde vai o nosso sono, até onde o estômago agüenta as oscilações do mercado.
Para isso temos que definir quanto do seu capital ficará em renda fixa (sem riscos, sono tranqüilo) e quanto ficará em renda variável (pesadelos fantasmagóricos, rs). Parece uma coisa boba e simples (e é!), mas ficarão surpresos com a quantidade de pessoas que nunca pensaram nisso, ou que já pensaram e não o fazem.
A ideia é definir num primeiro momento uma relação de porcentagem entre Renda Fixa e Renda Variável como, por exemplo, 60%RF x 40%RV ou 70%RF x 30%RV, vai de cada um. Por que isso? Porque você ficará mais tranqüilo em relação às suas escolhas já que elas foram todas baseadas em análises racionais e por isso seu patrimônio estará seguro. E o segundo motivo é o mais espetacular de todos: FUGIR DA MANADA!!! Você para de olhar para o seu vizinho e passa a se concentrar somente no seu umbigo.
Em primeiro lugar, a MANADA é a aglutinação de seres da mesma espécie correndo desenfreados para um mesmo local seja por medo, seja por expectativa. Definido isso, conseguiremos enxergar que quando estarão todos comprando loucamente, estaremos vendendo e quando estarão todos vendendo, entramos comprando.
Esta teoria do Efeito Manada é
interessante pois realmente é nosso instinto se unir aos outros para ter
maiores chances de sobrevivência. Com a idéia de determinar uma porcentagem
para Renda Fixa e outra para Renda Variável (60%RF x 40%RV por exemplo) nos deparamos
com a seguinte situação: Imaginemos que nossa renda variável consiste na aplicação de ações da Bolsa de Valores. Quando ela subir, minha porcentagem de Renda Variável
vai aumentar e terei então de destinar os próximos recursos para Renda Fixa. O
inverso também (quando a bolsa cair, a porcentagem da minha Renda Variável
diminui e destino os próximos recursos a ela).
Olha que interessante.... Quando a
bolsa está subindo e está todo mundo eufórico, minha estratégia me orienta a
comprar Renda Fixa e quando a bolsa está caindo e todo o mundo está
desesperado, tenho de comprar Renda Variável.
PS: isto
funciona para mim que penso na bolsa como previdência com expectativa de 20, 30
anos....
Para facilitar nossa vida, criei uma planilha que demonstra esta divisão. Como exemplo tomemos como base uma divisão conservadora de porcentagens: 70% para Renda Fixa e 30% para Renda Variável, além de termos a seguinte carteira de investimentos:
É só
acompanhar a porcentagem: se aumentar a Renda Fixa, o próximo aporte será feito
na Renda Variável e vice-versa.
Quem quiser a planilha ou tiver alguma dúvida pode me contatar pelo e-mail alecio.miari@m4i.com.br.
www.m4i.com.br
https://www.facebook.com/m4iconsulting

Nenhum comentário:
Postar um comentário