quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Tipos de Investidor - qual o seu perfil?

Para iniciar seus investimentos em Bolsa de Valores você precisa se conhecer para saber até onde seu emocional pode ou não ser influenciável. Visto isso vamos classificar os investidores em dois segmentos:

1º CONSERVADORES



Este é o Investidor de Longo Prazo (LP) e não está nem um pouco preocupado com as variações de mercado. Ele é o cara que utiliza a Bolsa como Previdência buscando um rendimento gratificante num prazo de 20 anos ou mais.
Ele só compra ações de empresas sólidas que apresentem fortes bases em suas áreas de atuação, bem como alta lucratividade, e com ótimas perspectivas de crescimento.
Importante: Ele compra todo mês um valor fixo

2º AGRESSIVOS



Já o Agressivo é o oposto ao extremo pois pensa no Curto Prazo (CP) e usa o mercado como se fosse um jogo. É uma diversão estar conectados todos os dias tentando buscar oportunidades que paguem a cervejinha do fim de semana.
Eles são como soldados dentro da trincheira no campo de batalha: colocam a cabeça para fora, dão um tiro e voltam rapidamente para o buraco.
Este cara tem de estar ligado no mercado e no mundo e obrigatoriamente deve possuir estratégias para assumir prejuízos (enquanto ainda estão pequenos). Ele precisa possuir planos A, B e C e colocá-los em prática assim que surja o primeiro sinal de que as coisas não saíram conforme o seu planejamento inicial.


Os dois tipos de investidores são bem definidos dentro das escolas de análises:

FUNDAMENTALISTA


O Conservador está totalmente ligado ao Fundamentalista pois ele analisa a saúde financeira da empresa (aumento de lucratividade, porcentagem destinada à investimentos, resultados trimestrais/ anuais). Por isso ele não se importa se a ação está sendo subavaliada. Na verdade ele adora quando isso ocorre pois ele acaba comprando ativos de uma ótima empresa por um preço de banana.

GRAFISTA



O Agressivo é mais ligado ao Grafista que tenta, por meio de análises gráficas, médias e tendências, encontrar ativos que possuam potencial de se valorizar em um curto espaço de tempo. Estes caras devem entrar no mercado sabendo muito bem o Risco x Retorno (quanto pode perder x quanto pode ganhar) de cada operação que forem montar, além de possuírem um alto controle emocional.

Exemplificando os conceitos em nosso carrinho de Dog...

Fundamentalista: Um amigo seu que queira entrar como sócio no seu negócio de venda de hot-dog na frente da faculdade porque conta quantos clientes passam por ali diariamente e acredita no potencial de crescimento do negócio. Ele está interessado na evolução da empresa.

Grafista: Este amigo vem com a conversinha de virar sócio, mas faz isso em uma época de jogos na faculdade (muito mais pessoas frequentando a barraquinha e comprando hot-dogs). Quando os mesmos terminam ele pula fora (tentou pegar a tendência de alta daquele período e depois sair).

NÃO PULE ETAPAS!!!

Peço licença para relembrar dois posts meus (Não pule Etapas! e Risco x Retorno) que se complementam e são importantíssimos neste momento de início sobre as operações em Bolsa de Valores. Escrevo isso pois a partir do próximo post começaremos a abordar os tipos de Mercado dentro da bolsa e, assim como a vida, recomendo que façamos isso devagar e sem pular de um nível para o outro.

Qual a ordem normal do Ser Humano em sua evolução?



A gente nasce e começa a engatinhar, às vezes o bracinho não aguenta sustentar aquele cabeção e caímos. Com o tempo as perninhas ficam firmes e conseguimos ficar em pé sozinhos, porém ainda não temos tanto senso de equilíbrio e  vira e mexe tomamos um tombinho. Depois de termos a capacidade "andar" impregnada em nós passamos a dificultar um pouco mais as coisas, como correr por exemplo.

Qual o tamanho da dor em cada etapa? O bebê está muito próximo do chão e locomovendo-se lentamente, sua dor é praticamente nula. Um tropicão na calçada já faz um estrago maior pois "quanto maior a altura, maior a queda", sem contar que nossa velocidade já é consideravelmente maior. Cair correndo então nem se fale! Vamos nos esfolar, vai sair sangue, vai doer, vai inchar, etc.!

A mesma relação se aplica à investir em Bolsa de Valores. Lembrem-se que desde que você nasce até que começa a correr, leva muito tempo!!!


A partir do momento que o corpo já é ágil, forte e consegue responder com satisfação às ordens emitidas pelo cérebro, buscamos o algo mais....
 


Pular, andar de bicicleta, pular de bicicleta... O Retorno que estas atividades dão (adrenalina) é muito maior que o simples “andar”, porém como sempre, o Risco é muito maior.

NUNCA PULE ETAPAS!!!

Money For Investment
www.m4i.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário