terça-feira, 3 de setembro de 2013

Bolsa de Valores - Qual seu objetivo?

Quando ouvimos alguém falando sobre Bolsa de Valores o que nos vêm à cabeça? Um negócio surreal que é usado somente por caras mega entendedores do assunto e, principalmente, por gente que já tem muito dinheiro.

A mídia nos bombardeia com notícias de jovens milionários, investidores de alto sucesso que ganham rios de dinheiro investindo na bolsa e pessoas que abandonaram o emprego para viver somente dela, blá-blá-blá...

Tudo ilusão!!!

É o mesmo princípio utilizado com a Mega Sena! Já ouvimos diversas histórias de gente que acertou os seis números sozinho e levou uma bolada gigantesca! Porém quantas histórias de pessoas que jogaram e não acertaram já foram publicadas? Quantas histórias, sobre milhões e milhões de pessoas que jogam constantemente, apostando nos mesmos números há anos, que nunca acertaram (e nunca irão acertar) foram contadas?

Com a Bolsa de Valores seguimos a mesma ideologia! Dá para ganhar dinheiro com ela? Talvez! Dá para ficar multimilionário e viver só dela? Impossível? Não! Improvável? Sim! Por isso prefiro iniciar nossa conversa sobre bolsa com o olhar pessimista e não com o Slogan "Fique rico com a Bolsa".

Este aviso inicial é de que vamos caminhar lentamente evoluindo o passo a passo de como investir e se tornar um parceiro dela. Já vi caras quebrarem, perderem mais dinheiro do que todo o patrimônio que conseguiram juntar durante toda a vida! Partiremos dos investimentos simples até os mais complexos de alto risco; porém de uma maneira ordeira e tranquila, sem darmos um passo maior do que a perna aguenta percorrer.



 Investimento é um projeto único e pessoal! Investimento em bolsa é muito mais pessoal ainda!

O senso comum é que as pessoas deveriam, ao longo da vida, ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. Mas para tanto você precisa entender alguns conceitos que o ajudarão a alcançar tais projetos. Precisa aprender a trocar uma fralda e a dar um banho no filho, precisa regar a planta e colocá-la no sol, precisa saber ler e escrever para poder juntar as palavras e desenvolver o contexto do livro.

E fora este conhecimento todo ainda há dois pontos cruciais: como você fará e quando fará tais projetos? Cabe somente à você essa decisão! Qual marca de fralda irá comprar? Que tipo de comida fará? Vai plantar uma rosa ou uma batata? Plantará no jardim ou em um canteiro? Usará um lápis ou uma caneta? Fará uma história de aventura ou um livro técnico?

A ideia de investir em bolsa é isso! Você aprende as ferramentas básicas e decide fazer o que te deixa mais confortável. Qual seu projeto dentro dela? Ficar rico? Em quanto tempo? Com que finalidade quer o dinheiro? Previdência? Quanto?

Outro ponto relevante a ser observado é que você não muda o ambiente que te cerca, você muda a sua posição. Você decide o caminho a seguir. Você toma atitude (ou não) em relação às adversidades que aparecem durante o percurso. Você é o único responsável por suas escolhas.



Pensem em um surfista. Ele fica lá no mar sentado na prancha esperando a onda certa. Vem uma ondulação e ele sente que não é agora, deixa ela passar. Ele sente outra ondinha e também a deixa passar. Porém em determinado momento ele sente o mar puxar um pouco e começar a formar uma onda que arrebentará um pouco mais à frente. Aí sim! Ele deita de bruço na prancha e nada loucamente até alcançar o ponto onde se põe de pé e enfim surfa um longo percurso. O esforço inicial é recompensado por toda a "carga de força" que ele recebe da onda.

Da mesma maneira, investir em ações não é ficar milionário da noite para o dia, é você começar a manter uma boa relação com o mercado (ter paciência), pois no momento certo - na onda certa - você surfa nos ganhos gerados pela impulsão que você teve.

A partir deste momento exploraremos os mecanismos da Bolsa de Valores demonstrando a maneira que podemos utilizá-la como multiplicador de capital. Após este primeiro contato veremos algumas estratégias interessantes que podem ser montadas.

Prepare a prancha porque já chegamos na areia!

Money For Investment
www.m4i.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário