Riqueza = (Renda - Despesas) x (Juros)n
Pronto! Está aí a fórmula da Riqueza, basta segui-la!
O grande segredo é fazer sua renda sobrar e aplicar esta diferença em juros compostos (fazer os juros renderem sobre o valor aplicado inicialmente mais os juros adquiridos em função deste valor).
A dificuldade no processo é conseguirmos enxergar a fórmula toda e analisar as possibilidades que temos para aumentar a riqueza. Normalmente olhamos para a Renda, onde tentamos aumentar os ganhos ou para os Juros, onde tentamos encontrar o "pulo do gato" que irá nos trazer um retorno absurdo em cima do capital aplicado.
Mas se olharmos bem, podemos concluir que temos mais duas variáveis nesta fórmula: Despesas e Tempo (n). Variáveis estas que se não forem muito bem abordadas podem puxar para baixo o resultado final da fórmula.
Analisemos cada uma das variáveis envolvidas:
Renda: Dependemos de muito elementos externos aqui tais como seu chefe ir com a sua cara e sempre buscar melhorias para você, receber oportunidades de crescimento na empresa, o governo reter pouco imposto no seu holerite, torcer todo ano para acertar na "Mega da Virada", etc...
Juros: Esta é uma variável perigosíssima pois, com os ínumeros golpes que existem no mercado e as milhares de pessoas que agem de má fé buscando benefício próprio, a massa acaba acreditando que terá um ótimo retorno do capital investido baseado em um modelo econômico sustentável. Resumindo, sempre que te oferecerem o "negócio da China" que garantirá retorno muito acima do que o banco poderia te proporcionar, DESCONFIE! Se o banco, que ganha bilhões de reais por ano, não vai te pagar aquele retorno, porque você acha que uma empresinha meia boca com um nome bonito irá fazê-lo?
Despesa: Por incrível que pareça, esta é a variável que mais temos controle! É aqui que ordenamos os destinos de nossas rendas, aqui que alocamos as parcelas de imóveis e carros, cartões de crédito, contas de celular, roupas, sapatos, etc... Isso significa que todas estas compras foram escolhas nossas, isso tudo é única e somente responsabilidade nossa!
Tempo (n): O tempo significa o quanto deixaremos o dinheiro aplicado em cima daqueles juros. Ele segue a relação Quanto maior o tempo de aplicação do dinheiro x Maior o retorno obtido. Como os juros pagos no mercado dentro de um modelo econômico sustentável são baixos, tendemos a não deixar o dinheiro muito tempo parado. Pensamentos ao estilo "A vida é curta, aproveite!" fazem com que não seguremos a mão e acabamos gastando com ítens supérfluos.
A situação que acabamos entrando é inusitada: vislumbramos ganhar cada vez mais, mas esquecemos de "apertar o cinto" e cortar gastos desnecessários. Cada parcela que você assumiu foi por livre e espontânea vontade. Cada roupa, sapato, óculos, tênis comprados, foi por escolha própria. Nada dessa situação atual lhe foi imposta, todos os gastos que você paga no mês são decisões suas.
Mas calma lá, não estou defendendo que você pare de pagar o financiamento do imóvel e dane-se o banco. Quero que você monte um controle pessoal dos gastos para saber o quanto você está ferrado de grana. Assim você terá consciência de que deve parar de adquirir novas despesas até que consiga equilibrar suas finanças.
Já montei algumas planilhas para pessoas que encontravam-se em situação desesperadora (pelo menos elas achavam isso) planejando a revitalização da saúde financeira pessoal. É uma coisa simples: basta pegar tudo que você tem de dívida para frente e somar com o seu custo fixo mensal. Projetando sua receita nos próximos meses você encontra o ponto em que deixa de ser um devedor e passa a ser um credor. Basta seguir este conceito e segurar a mão.
Sei que falar é fácil e que o dia a dia só quem está lá sabe... Um mês tem um gasto inesperado aqui, no outro tem um presente de casamento ali, no terceiro tem uniforme dos filhos, etc, etc, etc...
O que não pode é achar que vai entrar num jogo perdido. Antes de achar o problema diante de uma meta, monte um planejamento e o execute! Ao longo do caminho aparecerão as dificuldades e só aí você terá efetivamente um problema.
SE VOCÊ DESCOBRE QUE SE ENTERROU EM UM BURACO, PARE DE CAVAR!!!
Certa vez montei uma super planilha de controle e fui moldando-a conforme um amigo foi pedindo. Cada dia aparecia uma variável que deveriamos considerar, um gasto extra, um esporádico aqui e assim por diante. Quando a estrutura dela ficou redonda, ele começou a alimentá-la com suas informações pessoais para enxergar qual o ponto que se localizava e o quanto demoraria para se reerguer.
Após uma semana eu perguntei como ia com a planilha:
M4i: Eae Johnny Bunko, como vai com a planilha?
JB: iiihh... desisti de alimentá-la e controlar minha situação...
(pausa dramática para o meu sentimento de frustração por ter montado uma super planilha e ele não a estar usando)
M4i: Mas co-co-como assim? Você me encheu o saco para estruturá-la de acordo com as suas necessidades. Demoramos um tempão criando-a e testando-a até ficar daquele jeito. Por que você desistiu?
JB: Ahhh, eu comecei a ver como a situação estava ruim. Cada vez que inseria uma informação o cenário piorava. Prefiro ficar do jeito que estou sem saber até onde é o buraco.
(silêncio mortal....)
PUTAQUEOPARIUPORRA!!!!
SE A SUA SITUAÇÃO ESTÁ DIFÍCIL VOCÊ PREFERE FECHAR OS OLHOS??? QUANDO ESTIVER DIRIGINDO DURANTE UMA TEMPESTADE E ESTIVER PASSANDO APUROS PARA GUIAR O CARRO, O MELHOR A FAZER É FECHAR OS OLHO?? PQP!!!
É este tipo de pensamento que não pode existir, ele já iniciou derrotado em sua trajetória.
Money For Investment
www.m4i.com.br


Nenhum comentário:
Postar um comentário