Nunca paramos para pensar naquele trabalhador esforçado, funcionário de uma empresa qualquer, que faz sobrar um dinheirinho no final do mês guardando-o em uma poupança. Este cara não é interpretado como "Investidor", é um cara muito simples com uma história muito chata para ser contada.
Porém a partir do momento que começamos a reservar uma parte de nossos rendimentos alocando-os em algum lugar, pensando no futuro, no "guardar para alcançar algo maior", já podemos nos considerar investidores. E esta postura possui um gostinho a mais de satisfação se guardarmos o dinheiro para um objetivo muito claro e definido em nossas mentes.
Nos deparamos com a seguinte questão então: "Por que guardar dinheiro?" Se você não tem uma meta na vida, esta pergunta não te sensibiliza. Não adianta definirmos "Ter Dinheiro" como objetivo de vida pois isso não é motivador, você quer ter o dinheiro para ajudá-lo a alcançar suas metas.
Primeira lição deste post é NÃO DEFINIR DINHEIRO COMO OBJETIVO! Ele é somente o meio para se alcançar um!
Imaginemos que você tem uma meta definida e que você consegue guardar uma parte do salário (Boa! Já está mais de meio caminho andado!), o que falta é o conhecimento de diversificar/ ampliar suas frentes de investimento. Com o conhecimento de produtos financeiros mais sofisticados, conseguimos aumentar nosso rendimento buscando trazer nossas metas para mais próximo do presente.
Seu investimento deve ser o que você almeja: é algo pessoal, intransferível, único, sua cara!. A sua meta não será a mesma de outra pessoa, uma ideia boa para você pode ser horrível para o outro. Por isso devemos nos guiar de acordo com nossos objetivos.
O que acontece é que vemos nossos sonhos tããããão distantes quando alocamos o dinheiro na poupança, que dá até desgosto de guardá-lo. Para aumentar nossos rendimentos precisamos assumir alguns riscos que nos possbilitarão alcançar estes objetivos de uma maneira mais rápida. Riscos estes que, na verdade, envolvem um pouco mais de conhecimento, mas que possibilitarão adquirir um patamar mais elevado de retorno sobre o dinheiro aplicado.
Historicamente a população brasileira tem uma elevada aversão a riscos, nosso país passou por épocas difíceis: ditadura militar, plano Collor e bloqueio de contas bancárias, meses em que a inflação corroía o valor do dinheiro em um dia (lembro de minha mãe contando quando tinha que fazer uma única compra de supermercado no mês inteiro, no dia que o salário caía). Por tudo isso temos embutido em nosso DNA uma aversão grande a mudanças, coisas novas; principalmente se as mesmas envolverem algum tipo de risco.
O que quero proporcionar aqui é isso: desmistificar a ideia que todo risco é ruim e que irei perder tudo se algo der errado. Tentarei provar, ao longo dos posts, que assumir riscos (controlados) é bom! Tira a gente um pouco de nossa zona de conforto, através de conhecimento adquirido, e busca atingir mais rapidamente nossos objetivos.
INVESTIMENTO NÃO É NECESSARIAMENTE GANHO ALTO EM UM CURTO PERÍODO DE TEMPO! INVESTIMENTO É ESTRATÉGIA, ANÁLISE E DISCIPLINA!!
Money For Investment
www.m4i.com.br


Nenhum comentário:
Postar um comentário