quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

BTC – Banco de Títulos em Custódia

AEEEEE!!!!

Depois de um tempo afastado, retornei!! E vamos continuar nos investimentos em Bolsa de Valores iniciando com o BTC, o chamado aluguel de ações.




O Terceiro tipo de mercado que podemos atuar é o BTC, que significa Banco de Títulos em Custódia ou em outras palavras, é o local que ficam os ativos da bolsa disponibilizados para aluguel.  Com este mercado podemos atuar de duas maneiras distintas:


1ª Doador: Doador é o investidor que possui ativos para o Longo Prazo e que os disponibiliza para aluguel. Como ele não se importa se a ação subir ou cair, ele as deixa no BTC para ganhar um dinheirinho extra. É como se você não fosse usar o dinheiro que se encontra na conta corrente por um bom tempo e, ao invés de deixá-lo parado, coloca na poupança. Vai render uma merreca mas é melhor do que ficar sem gerar receita.




Retorno: Mesmo com os ativos caindo, ele ganha um valorzinho pelo aluguel deles.
Risco: Normalmente quem decide a hora da devolução é o Tomador e caso você queira vender os ativos não poderá até que os mesmos voltem para seu poder.


2ª Tomador: A Segunda maneira de atuação no mercado de BTC é na outra ponta onde ao invés de Doar a ação para o aluguel, nós é que alugamos a mesma. Normalmente usado para quem não quer se desfazer da carteira para montar uma operação, é o que chama no mercado de “operar vendido”. Isso, pois o investidor primeiro vende um papel que não possui apostando na queda, o papel cai, ele recompra por um preço mais baixo e devolve o aluguel. O lucro se caracteriza pela diferença da venda e de compra.


Investidor aluga (toma) o papel e vende apostando na baixa. O papel caindo, faz com que ele volte ao mercado para recomprá-lo (vendeu caro e comprou baixo).



Ele recompra o papel no mercado por um preço mais baixo e devolve o aluguel. Seu Lucro/ Prejuízo se caracteriza pela diferença entre a venda e a compra (levando-se em conta as taxas pagas pelo aluguel).


Retorno: Possibilidade de operar na baixa (“operar vendido”) sem a necessidade de se desfazer de sua posição.
Risco: Se o mercado subir ao invés de cair, você terá de recomprar a ação mais cara do que vendeu (prejuízo já que vendeu barato e comprou caro).


Para finalizar BTC, duas observações...

A primeira observação é que as taxas são pro rata, ou em palavras mais simples, as taxas são proporcionais ao tempo que o tomador ficar com as ações. Imaginemos que alguém tome ações da Petrobrás à taxa de 0,29%a.a. e que as devolva após três meses; isso significa que o doador receberá a taxa proporcional ao período e não os 0,29% integrais.

A segunda observação é que esta porcentagem é a praticada no mercado para o aluguel de uma Petrobrás. Quanto maior a oferta, menor a taxa e por isso PETR4 e VALE5 são as que apresentam as menores taxas anuais (0,29% ao ano!!! Praticamente metade do que a poupança paga).

Como as taxas variam de ação para ação de acordo com o que há de disponível para aluguel, oriento verificar com a sua corretora quais as taxas que estão sendo usadas para os papeis que você deseja disponibilizar.


Resumão

Investimento: BTC – Banco de Títulos em Custódia (Bolsa de Valores)
Tipo de Aplicação: Renda Variável
Grau de Liquidez: Baixo
Impostos: Retido automaticamente pela corretora, não precisa se preocupar.
Custos: Corretagem da venda ou da compra e taxa do aluguel.

Money For Investment
www.m4i.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário